10/05/2005

Saudades, por mim mesma....

SAUDADES…


Se existe um sentimento ao qual todas as pessoas um dia já se referiram, ou ainda estão por se referir, é a saudade…

palavra sem tradução literal, com seu aspecto mais romântico em português, porque soa nostalgia tem mais conotação de sentimento…

mas a saudade é inteligivel em todas as linguas, recitada nas mais belas poesias dos maiores poetas, que, sem filiar-se politica ou religiosamente, esta presente em todas tribos e rituais e pertence ao cotidiano de todos nos, sem distinção de raça, credo e cor…

a saudade è onipresente, esta intrinseca em cada ser humano, em alguns de maneira superficial, em outros, soterrada sob uma avalanche de sentimentos. Em alguns ela explode como um vulcao, provocando um turbilhão de emoções, em outros sofre calada, exprimindo-se reprimida em lágrimas e suspiros….Mas la ela esta, quer aceita quer não….

é controversa, uma vez que pode expressar alegria ou sofrimento, desabafo ou tormento, tudo dependendo da sua fonte: o pensamento…

a saudades nao existe em vão…Ela é constituida de lembranças, de vivencias, experiencias, momentos que ja nao fazem parte do presente, mas que povoam um tempo passado. Saudade é a mancança de algo ou alguém, de qualquer coisa ou ser que dentro ainda existe, mas longe se encontra, tempo, física, ou espiritualmente, e ainda assim próximo o temos.

não vejo maneira de pejorar a palavra saudade. Eu a carrego como parte da minha existência, uma célula do meu ser, sem a qual eu não imagino a vida. Não imagino a lembrança de um bom momento sem a emoçao da saudade,.

viver o presente é fundamental. Mas quando pense, o presente ja è passado e fica na lembrança, na saudade…

saudade é voltar a ser criança quando se descobre que se esta envelhecendo,

saudade de ser inconseqüente quando se descobre em meio a responsabilidades infinitas,

saudade das responsabilidades infinitas quando se esta de ferias,

saudades de casa quando se esta viajando e de descobrir o mundo quando se esta em casa, (saudades do Brasil na Australia e da Australia no Brasil....)

saudades de chocolate quente quando é verao e saudades de banho de mar quando è inverno,

saudades do mar na montanha e da montanha na cidade,

saudades de dois minutos atrás, quando ainda estavamos juntos e eu via teu sorriso e o brilho nos teus olhos e respiravamos o mesmo ar,

saudades de amar plenamente quando se é inteiramente livre e de ser plenamente livre quando se ama inteiramente,

saudades de um beijo sincero, um abraço apertado e um longo cafuné

saudades dos amigos, dos amantes, da familia, de lugares, de cheiros, de sensações, de sentir frio na barriga, de gritar bem alto, de chorar, de gargalhar, de viver algo que não volta mais, que ainda pode existir tão bom quanto, mas não será jamais igual…

saudades esta sempre ao seu lado, como um fiel escudeiro de suas lembranças, como o velho pai que te faz lembrar da lição de vida, como a mãe que te resgata o carinho, como os avos que tem sempre uma historia pra lembrar, como os amigos que tem sempre algo novo pra te acrescentar…

a saudades se manifesta em pequenas coisas dentro de nos, revolta uma sensação estranha, um brivido que reluta-se em sentir, mas ninguem vive sem… Saudade quando aperta, provoca as mais diversas reações, o coração dispara, a lágrima cai, o sorriso brota, o olho brilha…è um sentimento pleno, uma emoçao nobre que dignifica cada momento vivido, o torna especial.

saudades é estação, do nada ela surge, se ramifica, florece, acalenta a alma logo amorna e vai embora, fria. Mas como as estaçoes, ela è infinita, e em uma questao de tempo, desabrocha em petalas que tem vida, cor, cheiro, forma.

saudade è metamorfose, é fulgas, é a lucidez de um vasto campo de pensamentos…

aprender a lidar com a saudade é impossivel… é como se pudessemos esperar o imprevisivel, prever o incerto, é como apagar um a chama de vida interior.

pessoas temem a saudade, pessoas refutam a saudade, pessoas não querem sentir saudades…

Eu, ao invés nao…saudade pra mim, sou eu… me conectei com a palavra e a sinto como uma doença sem cura, cuja única medicina é viver...

Eu sou plena de pessoas, sou construída por meus pensamentos, sou moldada por memórias de vivencias passadas, boas e outras nem tanto, mas essas experiências que me puseram em pé, que me fizeram crescer, que me ensinaram a amadurecer meus sonhos, que me nutrem o futuro, que me abriram os olhos para ver que sentir saudade é um privilegio de quem esta vivo, ou melhor de quem VIVE;

de quem quer mais uma vez da boca o beijo, o gosto doce da vitória e amargo das desilusões;

nos olhos as imagens da realidade vivida, da surrealidade da vida;

nos ouvidos todos os sons e todas as musicas que compoem a trilha sonora desta opera de vida,

o sorriso nos lábios e a lágrima que o tempo enxugou;

rever, mesmo que brevemente todos que aqui, de corpo não estão, mas que se fazem presente por força da saudade e então as almas se conectam, e se revive grandes emoções, e nos faz prontos pra tudo outra vez num futuro, que um dia também se transformara em saudades….

Este texto eu escrevi em homenagem a todos que me proporcionam este êxtase, a todos aqueles que fazem meu coração disparar e me fazem querer viver mais e mais, sabendo que vou sofrer, graças a Deus, de saudade…

Obrigada

Suzane Pippi

Nenhum comentário: