11/30/2005

MANDALAS - espelho da alma



A mandala representa o "Uno", a perfeição, a unidade, a individualidade, a concentração de energia em um ponto único e central: a essência do ser.
Tudo tem sua origem no centro, tudo se desenvolve de dentro para fora e, da mesma forma que a fruta encerra em seu interior a semente com potencial para uma nova árvore, há no centro de cada ser humano a semente para um novo homem.
Trabalhar com a mandala é trabalhar em busca desse centro, é ir de encontro às próprias origens e tocar no sagrado interno; e esta não é tarefa fácil, pois os caminhos são tortuosos e existem falsos centros a causar confusões, desacertos e desencantos. O melhor guia para essa jornada é o desejo puro da alma, que uma vez compreendido guia o homem por seu labirinto de desejos e frustrações.
O pintor reproduz seus sentimentos em forma de imagens e cores, o músico na forma de sons, o poeta na forma de versos, o dançarino na forma de movimento. Tudo o que é criado contém o sentimento mais puro e essencial de seu criador. Também é a criação da mandala uma forma de expressão dos sentimentos e motivações interiores, conscientes ou inconscientes. Criar uma mandala é exteriorizar uma parte de si mesmo. Por isso, gosto de pensar nas mandalas como sendo uma das várias formas de linguagem da alma.
Texto extraido do site www.oficinadaalma.com.br

Nenhum comentário: