9/08/2006

A criacao da liberdade....

Lendo, absorvendo um pouco de informacao, buscando um pouco de criatividade, de inspiracao, de crescimento, descobri no contexto de um velho conhecido das altas madrugadas, em Nietzche, a definicao liberdade atraves da criacao...
Nossas vidas sao direcionadas de acordo com o nosso livre arbitrio...Ha quem argumente baseado no destino...Eu acredito no destino, o meu ja foi tracado, mas eu direciono o caminho que ele vai seguir, dentre as diversas oportunidades que me sao apresentadas...Umas vezes uso de sapiencia, outras da intuicao, do instinto, da malandragem, mas sempre de acordo com meus valores, meus principios, meu bel prazer....
Acredito, como Nietzche, que nessa vida a gente vem como criatura, pra nos transformarmos em criadores, temos o dom da inspiracao, da criatividade, de liderar nossa vontade e rumar nossas vidas, sermos autonomos... Aonde comeca a tua liberdade a minha limita-se e vice-versa, regra basica de respeito e convivencia, mas se unirmos a nossas liberdades, a harmonia fluiiiiiiii....
Podeis criar um Deus?
Estão calai-vos de uma vez a respeito de todos os deuses!
Muito bem, podeis criar o super-homem.
E aquilo a que chamais mundo, é preciso, primeiro que seja criado por vós, e é isto o que a vossa razão, a vossa imagem, a vossa vontade, o vosso amor devem tornar-se!
Criar - essa é a redenção do sofrimento, é o que torna a vida leve.
Mas para que o criador exista são deveras necessários o sofrimento e muitas transformações. Se o criador quer ser ele mesmo a criatura, o recém-nascido, então, deve querer,também, ser a parturiente e a dor da parturiente.
Tudo aquilo que em mim sente, sofre de estar numa prisão, mas a minha vontade chega sempre como libertadora e portadora de alegria.
É a felicidade da criança, do criador de novos valores, a felicidade da dança, isto é, do abandono à vida em espontaneidade, em harmonia.
O homem transformado, que se tornou criança, é o homem criador.
Ele é o homem autêntico, essencial.
O homem que cria jogando, que cria valores, que quer e possui uma grande vontade, que estabelece para si um objetivo, que ousa um novo projeto.
Para o criador não existe mundo sensível já pronto, no qual ele se limita a integrar-se, que ele aceita; o criador assume uma atitude original em relação a todas as coisas, estabelece novas medidas, estabelece uma forma original para a vida humana, existe como fundador.
"E aquilo a que chamais de mundo tem de ser primeiramente criado por vós: a vossa razão, a vossa imaginação, a vossa vontade, o vosso amor devem tornar-se este mundo."

Nenhum comentário: